Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Projeto Amigos - 1ºAno - Elaborado Profª Adriana Langhi.

Projeto Amigos

         Justificativa: Neste projeto será proposto um conjunto de atividades para tornar o encontro dos novos colegas de classe e da professora significativo e, ao mesmo tempo, desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita.
         As atividades propostas visam o conhecimento e a integração da turma, a aprendizagem de nomes próprios e de outras palavras significativas, o contato com alguns gêneros e tipos de textos (listas de palavras, poema, letra de canção, bilhete e texto narrativo) e com elementos do sistema alfabético de escrita (escrita de palavras, reconhecimento de letras, relação entre som e grafia).

         Objetivos:
·               Entrosamento do grupo;
·               Conscientização das crianças sobre a importância da aprendizagem;
·               Avaliação diagnóstica inicial de Português;
·               Ampliação de conhecimentos da escrita.

         Aspectos a serem trabalhados:
·               Integração do grupo;
·               Letramento e alfabetização
·               Linguagem oral;
·               Esperar a vez para falar, ouvir com atenção e emitir opiniões;
·               Escrita de nomes (alfabetização);
·               Leitura apoiada na memória;
·               Escrita espontânea individual e escrita coletiva;
·               Escrita com letras móveis (alfabetização);
·               Relação entre som e escrita (alfabetização);
·               Organização do texto poético e uso de recursos poéticos (rimas);
·               Produção de mensagem para o amigo secreto (escrita espontânea);
·               Elaboração de listas e leitura de palavras;
·               Leitura e organização de texto narrativo;
·               Confecção de agenda dos telefones.

         Sequência provável das atividades

         Atividade 1: Meus colegas e eu.   
·               Conversa com a turma sobre o projeto amigos;
·               Cada criança escreverá seu nome em um cartão da forma que souber (escrita espontânea);
·               Apresentação de cada criança no coletivo, sendo que serão chamados de acordo com a letra inicial do nome (ordem alfabética) para colocarem seu cartão no quadro (cartaz que ficará exposto na sala).

         Atividade 2: Por que estamos juntos?
·               Questionamento da professora: Por que as pessoas vão à escola? E o que se aprende nela?;
·               Diante das respostas outro questionamento: E o que vocês querem aprender?;
·               Conversa sobre atitudes e combinados necessários para que a aprendizagem aconteça com sucesso;
·               Escrita coletiva dos combinados.

         Atividade 3: Meus amigos e eu.
·               Cada criança fará o desenho de si e demais colegas, escrevendo os seus respectivos nomes.

         Atividade 4: A canoa virou (PARTE I).
·               Cantar a música “A canoa virou”;
·               Leitura de memória da letra da música;
·               Completar a música com o nome de um colega da sala (copiando esse nome do crachá do colega escolhido).

         A canoa virou (PARTE II).
·               Cantar a música “Se eu fosse um peixinho”;
·               Leitura apoiada na Memória;
·               Completar a música com o nome de um colega.

         Atividade 5: Seja bem - vinda, volte outra vez.
·               Leitura do poema “Seja bem - vinda, volte outra vez” (Ciça);
·               Completar os espaços vazios com os nomes apresentados no poema;
·               Ênfase na observação das rimas.

         Atividade 6: Brincando com nomes.
·               Inventar rimas (como no poema da Ciça) utilizando os nomes da turma.

         Atividade 7: Escrevendo com letras móveis.
·               Organizar a turma em duplas produtivas;
·               Distribuir alfabeto móvel;
·               Cada criança montará o nome do parceiro e depois juntos montarão o nome da professora.

         Atividade 8: Amigo Secreto.
·               Explicação da brincadeira;
·               Sorteio dos nomes (leitura dos nomes com a ajuda da professora);
·               Cada criança escreverá uma mensagem e fará um desenho para o amigo sorteado (escrita espontânea);
·               Troca das mensagens.

         Atividade 9: Conhecendo melhor meus amigos.
·               Diálogo sobre as preferências das crianças quanto a atividades de lazer e divertimento;
·               Escrita coletiva das atividades mais indicadas;
·               Ilustração das preferências escritas.

         Atividade 10: Amigos do peito.
·               Leitura coletiva do texto poético “Amigos do peito” de Claudio Thebas;
·               Observação das rimas presentes;
·               Completar espaços vazios do poema (lembrando das rimas).

         Produto Final: O produto final do projeto é a confecção de uma agenda com os nomes e telefone dos alunos. A confecção da agenda tem como objetivos familiarizar os alunos com um tipo de uso social da escrita em nossa sociedade (registro e auxiliar da memória) e propiciar uma forma contextualizada de uso e aprendizagem da leitura e da escrita.

         Avaliação: Será observado o desempenho de cada criança na realização das atividades com registros sobre seus conhecimentos e dificuldades para o planejamento das intervenções necessárias.

         Sugestões de leituras:
         A Joaninha Rabujenta – Eric Carle.
         Pedro e Tina – Stephen M. King.
         Os colegas – Lygia Bojunga Nunes.
         Por quê? – Nikolai Popov.
         Serafina sem Rotina – Cristina Porto.
         O trem da Amizade – Wolfgang Slowski.
         Amigos do peito – Claudio Thebas.
         A Bruxa Salomé e A casa Sonolenta – Andrey Wood.
         A Velhinha Maluquete – Ana Maria Machado.
         O Grande rabanete – Tatiana Belinky.
         Será mesmo que é bicho? Angelo machado.
         A Caixa Maluca – Flavia Muniz.
         A Galinha que criava um Ratinho – Ana Maria Machado.

Esperamos poder estar ajudando você professor neste início de ano.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Lousas e mesas digitais facilitam aprendizado de aluno com deficiência; veja vídeo

Vejam que progresso, para nossas escolas.

http://www1.folha.uol.com.br/saber/840407-lousas-e-mesas-digitais-facilitam-aprendizado-de-aluno-com-deficiencia-veja-video.shtml


"Com as lousas, eles podem desenhar, escrever, acessar a internet e brincar com jogos educativos usando os dedos ou outra parte do corpo. Antes, a lousa comum não permitia a interação, já que muitos não tinham habilidade motora para segurar o giz".

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aula Anfíbios - 5º ANO - Lousa Digital

Apostila Preparo Saresp.

Leia a reportagem da Revista Recreio para responder as questões:

Dentes limpinhos
         As primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498. Eram feitas de pêlos de porco trançados em varinhas de bambu. Essas cerdas foram trocadas depois por pêlos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam mofo. A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras escovas com cerdas de náilon, usadas até hoje.
Fonte: Revista Recreio, nº 177, 31 de julho, 2003, p.26, Editora Abril.

1. Observe as expressões em destaque do seguinte trecho: “As primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498.” Essas expressões indicam respectivamente:
(   ) numeral ordinal e numeral cardinal.
(   ) numeral fracionário e numeral cardinal.
(   ) numeral ordinal e numeral ordinal.
(   ) numeral cardinal e numeral ordinal.

2. Observe: “Eram feitas de pelos de porco trançados em varinhas de bambu. A expressão em destaque refere-se a:
(   ) pessoas da China.
(   ) primeiras escovas.
(   ) escovas mais modernas.
(   ) varinhas de bambu.

3. As escovas de hoje são feitas de:
(   ) pelos de cavalos.
(   ) cerdas de náilon.
(   ) cerdas da China.
(   ) pelos de porco.

4. Segundo o texto, as escovas de pelo de cavalo foram substituídas pelas de náilon porque:
(   ) havia pouca matéria prima.
(   ) os pelos de cavalo eram anti-higiênico.
(   ) os pelos de cavalo causavam dor na gengiva.
(   ) os pelos de cavalo juntavam umidade e criavam mofo.

5. A ideia central do texto é:
(   ) utilidade dos animais.
(   ) higiene dental.
(   ) pelos de animais.
(   ) invenção da escova de dente.

6. Depois de quanto tempo que surgiram as primeiras escovas elas foram substituídas pelas de náilon?
(   ) 440 anos
(   ) 330 anos
(   ) 100 anos
(   ) 540 anos

7. Há quanto tempo temos as escovas com cerdas de náilon?
(   ) aproximadamente um século.
(   ) aproximadamente 50 anos.
(   ) aproximadamente 80 anos
(   ) aproximadamente uma década.

8. Observe o Mapa Mundi e a malha quadriculada abaixo:


Podemos afirmar que a localização do país em que surgiram as primeiras escovas de dentes correspondem à:
(   ) L4, M4, L5 e M5.                          (   ) E8, F8 e F9.
(   ) C4 e D4.                                       (   ) N9 e N10.

Apostila Preparo Saresp.

Leia o texto abaixo que pertence ao Manual de Etiqueta: 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade”.



 [21] “Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.






1. O conselho dado por Ricardo Young pretende:
(  ) Contribuir para a preservação do meio ambiente.
(  ) Evitar desperdício das sacolas plásticas.
(  ) Vender mais sacolas de pano.
(  ) Evitar entupimento dos bueiros.

2. “Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas...”. A expressão gesto simples utilizada no texto nos remete à:
(   ) ida ao supermercado.
(   ) uso de sacolas de pano.
(   ) farra das sacolinhas plásticas.
(   ) entupimento dos lixões.

3. Observe a palavra etiqueta presente na introdução do texto. Assinale a expressão abaixo que possui o mesmo sentido.
(   ) Leia as instruções de lavagem na etiqueta da camiseta.
(   ) Siga a etiqueta social e não haverá nada de errado.
(   ) Geralmente todas as peças da loja estão com o preço na etiqueta.
(   ) A etiqueta para os envelopes ainda não foram impressas.

4. Leia atentamente a dica 21. Assinale a alternativa que justifica o uso das aspas (“”) no início do texto:
(   ) Elas indicam que o texto referem-se exatamente às palavras usadas por Ricardo Young.
(   ) Elas indicam o título da etiqueta.
(   ) Elas revelam o que deve ser feito ao realizar as compras.
(   ) Elas indicam a parte mais importante da etiqueta a ser seguida.

Apostila Preparo Saresp

Leia o texto:
A galinha medrosa
         Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.
         Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto:
         - Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...
         E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.
         A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)
Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990.


1. De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:
(   ) Acordar com o nascer do sol.
(   ) Ver sua própria sombra.
(   ) Acordar antes das outras.
(   ) Ver um bicho no galinheiro.
        
2. Analise as expressões das galinhas abaixo, em seguida assinale aquela que melhor representa a personagem da história:

3. Observe o uso do ponto de exclamação no seguinte trecho:
“- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...”
O uso deste sinal de pontuação revela a expressão da personagem. Agora, assinale a frase cuja expressão se assemelha ao do texto:
(   ) Que satisfação reencontrá-lo tão bem de saúde!
(   ) Minha nossa, um bandido!
(   ) Adoro surpresas!
(   ) Não vejo a hora de passar férias na praia!

4. Observe a seguinte frase retirada do texto: “Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto”.
Assinale o significado correto da palavra sombra, utilizado no texto:

5. Observe a seguinte frase retirada do texto: “E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.”
Assinale a frase que contém o mesmo significado da expressão em destaque:
(   ) Que pena que não conseguiu embarcar no trem a tempo.
(   ) Ele conseguiu cumprir a tarefa, a duras penas.
(   ) Não quero que sinta pena de mim.
(   ) As penas de aves são ótimas para confeccionar travesseiros.

6. Observe o título do texto. A palavra medrosa poderia ser substituída por qual outra expressão?
____________________________________________________________________________

7. O texto que acabou de ler foi retirado de qual fonte?
(   ) Revista Recreio.
(   ) Revista Ciência Hoje para Crianças.
(   ) Do livro infantil: “A Galinha e a Sombra”.
(   ) Do site uol para crianças.

Apostila Preparo Saresp.

Leia a fábula abaixo:
O leão e o rato
         Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:
         - Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.
         Rindo por achar ridícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.
         Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.
         O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
         - O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.
Moral: Os pequenos amigos podem se revelar os
melhores e mais leais aliados.
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula3a.htm
1. Após a leitura do texto, podemos concluir que:
(   ) A história já aconteceu.
(   ) A história está acontecendo.
(   ) A história vai acontecer.
(   ) Nenhuma das alternativas.

2. Leia o trecho a seguir: “Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.” Assinale a alternativa que revela por que o leão achou a ideia ridícula:
(   ) Porque o rato era muito pequeno para ajudar o leão em qualquer situação.
(   ) Porque o leão achou que nunca mais veria o rato.
(   ) Porque o rato sempre prejudicou o leão.
(   ) Porque o leão sempre ajudou o rato e nunca recebeu nada em troca.

3. Após a leitura, assinale a opção que revela o mesmo sentido da expressão poupasse presente no texto:
(   ) Se ele lhe poupasse, estaria se sentindo melhor.
(   ) Meu pai sempre pediu para que eu poupasse seu dinheiro.
(   ) O gerente permitiu que ela poupasse seu tempo.
(   ) O Conselho sugeriu que a APM poupasse as verbas para a festa.

4. Quando o rato dirige-se ao leão trata-o como “Senhor”. Essa forma de tratamento indica:
(   ) Inferioridade do leão.
(   ) Superioridade do rato.
(   ) Respeito do rato para com o leão.
(   ) Humildade do leão.

5. Esse texto é considerado uma fábula porque apresenta:
(   ) Animais que apresentam características semelhantes aos humanos, presença de diálogos e moral.
(   ) Informações sobre a vida dos leões, ratos e moral.
(   ) Encantamentos, vilões, heróis e animais que apresentam características semelhantes aos humanos .
(   ) Tratamento, remetente, agradecimentos e moral.

6. Qual provérbio popular se relaciona com a moral presente no texto?
(   ) Melhor um pássaro na mão do que dois voando.
(   ) Cada macaco no seu galho.
(   ) Uma mão lava a outra.
(   ) Ficar com a pulga atrás da orelha.

7. Com base no texto lido, qual o grupo de animais que aparecem?
(   ) Mamíferos.
(   ) Insetos.
(   ) Anfíbios.
(   ) Ovíparos.

8. Assinale a alternativa que apresenta uma outra forma de escrita para a  moral presente no texto lido:
(   ) É preciso preparar-se para os dias de necessidade.
(   ) Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.
(   ) Uma boa ação ganha outra.
(   ) Desprezar o que não se consegue é fácil.

9. Observe o trecho a seguir: “Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:” A expressão em destaque pode ser substituída por:
(   ) Ataque de cobra surpresa.
(   ) Barco inflável veloz.
(   ) Ataque rápido.
(   )  Veículo rápido.

10. O leão e o rato são, respectivamente:
(   ) doméstico e extinto.
(   ) nocivo e selvagem.
(   ) selvagem e nocivo.
(   ) extinto e selvagem.

11. Qual aprendizagem retiramos dessa fábula?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________